quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Primavera nos Museus (IBRAM) do Museu Surrupira - Programação e inscrição



Inscrição: 

Oficinas integradas - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesGRwo0mDsDHzcXbxi2JHyde-rYDO3e7PRqxvZmL4nrDpM-g/viewform

Palestra Pai Welbe - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTnQNLXlcOVKtMCDvmAXqFn1az_ls9zxdMXcRXOqtxXKcPkQ/viewform
 

Descrição:

Oficinas Integradas: Escritas e Visualidades do Imaginario e Mitopoétias da Cabocla Encantada Mariana

Público: alunos de graduação e comunidade acadêmica e externa com interesse em desenvolver aspectos da criatividade e produção de materiais audiovisuais, assim como interesse nas mitopoéticas afro-amazônicas.  

Quantidade de participantes: 40

Descrição: Ao longo de três dias da Primavera nos Museus serão realizadas três oficinas integradas, onde os participantes discutirão, vivenciarão e produzirão um material audiovisual a partir dos conceitos de imaginário e mitopoética afro-amazonicos, assim como a utilização de diversas formas de escritas: orais (verbal), literais (textual), visuais (desenho, fotografia e vídeo). Nas oficinas se construirá uma narrativa poética e audiovisual sobre a Cabocla Encantada Mariana, que será postada nas redes sociais do Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas assim como o make-off da produção.

Primeiro dia (20/09/2022) das 14h às 18h.

Oficineiros: Dr. Diogo Jorge de Melo, Mestrando Rodrigo Briveirae Me. Marcos Henrique de Oliveira Zanotti Rosi

Descrição: Atividade dividida em duas partes, com o objetivo de desenvolver a criatividade, base da construção e produção de material audiovisual. Na primeira parte (2h) serão abordados aspetos teóricos sobre o imaginário, assim como a construção e o reconhecimento da mitopoética da Cabocla Encantada Mariana a partir dos seus pontos cantados, construindo esquemas de storyboard. A segunda etapa da oficina se caracteriza em um exercício de escrita criativa a partir dos elementos construídos e debatidos na primeira parte da oficina, de onde sairão as bases narrativas e imagéticas para a segunda oficina.

Segundo dia (21/09/2022) das 14h às 18h.

Oficineiros: Fotógrafo Alexandre Augusto de Oliveira Moraes, Ma. Gisele Nascimento Barroso, Designer de Moda Ana Cristina Silva Souza

Descrição: A atividade consiste em transpor os storyboards escolhidos para linguagem fotográfica em estúdiom ao ar livre ou com dioramas, que serão utilizados para contar a narrativa escolhida. Nesta parte da oficina os participantes serão estimulados a montarem indumentárias e cenários a partir de objetos a disposição ou que trarão para comporem esse material visual.

 Terceiro dia (22/09/2022) das 14h às 18h.

Oficineiros: Ma. Gisele Nascimento Barroso, Fotógrafo Alexandre Augusto de Oliveira Moraes, Pedagogo Cássio Alexandre Souza dos Santos e Jenifer Miranda Blanco

Descrição: Esta atividade consiste na produção do material audiovisual (edição) que será postado nas redes sociais do Museu Surrupira (YouTube, Instagram e Facebook). Neste dia serão gravados a narrativa, os pontos cantados e se iniciar o processo de edição do material produzido das imagens que serão finalizados pela equipe do Museu Sururpira.

Make-Off

Produtores: Ana Cristina Silva Souza (PIPIC-UFPA), Ramon Augusto Teobaldo Alcantara (PIBIPA ICA-UFPA), Ana Cecília da Cunha Santos (PIBIPA ICA-UFPA), Jenifer Miranda Blanco (PIBEX-UFPA) e Marcelo Coelho Campos (PIBIC-UFPA)

Descrição: Será produzido pelos bolsistas do Museu Surrupira e se somará ao trabalho produzido e apresentado nas redes sociais do Museu Surrupira.

Quarto dia (23/09/2022) das 14h às 16h.

A presença dos Mouros no Tambor de Mina

Palestrante: Pai Welbe (Babá Odé Onigbosinã) do Ile Axé Nagô Igbolama e Osun

Mediação: Dr. Diogo Jorge de Melo e Me. Marcos Henrique de Oliveira Zanotti Rosi

 

Certificados:

Oficineiros e bolsistas: certificado de 36 horas referentes a preparação aplicação da oficina.

Participantes: receberão certificado de 12 horas referente a oficina e autoria na produção do material audiovisual, que entrará como uma produção autoral do Coletivo Museu Surrupira. A palestra do Pai Welbe terá certificado de 4 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário